Você é capaz de olhar o Xerife nos olhos e dizer a verdade? Ou prefere tentar “negociar por fora” com a Lei?!
Jogar “Sheriff of Nottingham” é incrível já a partir do momento em que você coloca as mãos na caixa do game: um pequeno baú com sacolinhas de pano, inúmeras cartas de personagens e itens de mantimentos, personagens recortados em material de alta qualidade e diversas moedas em estilo antigo. Uma festa para os olhos – e uma bela promessa de diversão para os próximos 60 minutos, durante os quais você usará todos estes itens e também sua lábia nesse emocionante jogo de tabuleiro.
O “Sheriff” é, acima de tudo, uma experiência nova e diferente para você e seus amigos se divertirem. Não à toa, concorreu a diversas premiações de melhor e mais inovador jogo de tabuleiro em 2014 e 2015, quando foi lançado. Isso porque, nesse jogo, você assume dois papéis: o de comerciante, que busca lucrar o máximo possível, e o do Xerife de Nottingham, com a missão de descobrir trapaceiros e punir os comerciantes desonestos.
A interação entre os dois papéis é na base do olho no olho, da lábia, da negociação e do blefe!
“O Príncipe John está vindo à Nottingham! Sendo um colega comerciante como eu, tenho certeza de que você captou a oportunidade para vendermos mercadorias na agitada cidade durante a visita do Príncipe. Todavia, devemos primeiro passar nossos bens pelo portão da cidade, que está sob a vigia do “honorável” Xerife de Nottingham…”
A premissa do jogo é muito legal. O poderoso príncipe John está para fazer uma visitinha à cidade de Nottingham – famosa pela lenda de Robin Hood (que, aliás, é um dos personagens do jogo). Isso atiça os instintos financeiros dos comerciantes da região, que pretendem lucrar o máximo possível com a importante visita real. Para isso, eles precisam entrar na cidade de Nottingham com seus produtos, passando pela fiscalização do Xerifão e pagar os devidos impostos. Ou então…podem tentar surrupiar itens via mercado negro, lucrando muito mais, mas estando à mercê da implacável Lei.
Ao longo do jogo, todos os participantes encarnam tanto comerciantes quanto o Xerife. Quando são comerciantes, poderão declarar seus bens à porta da cidade, tentar entrar sem declarar certas mercadorias ou até mesmo passar aquele lero no Xerife e tentar adentrar na surdina enquanto cria intrigas entre o Xerife e outro jogador! O Xerife, por sua vez, deve escolher quem vai ser inspecionado, quem terá seus itens confiscados e decidir quem está tentando passar a perna nele!
FECHE SUA SACOLINHA E REZE PARA NÃO SER PEGO!
(ou suborne o honorável Xerifão!)
Sabe a sacolinha de pano que mencionamos no começo do texto? Ela é o seu passaporte de entrada para a cidade de Nottingham. Escolha o que você irá levar dentro dela, feche o botão e reze para entrar sem ser pego com contrabando!
A ideia é a seguinte: você pode levar o que quiser na sacola, tanto bens “legais” quanto “ilegais”. Entre os itens legais estão maçãs, queijo, galinhas e pão. Nada extremamente lucrativo…mas, ao mesmo tempo, é garantia de que você não terá problemas com o Xerife. Você pode escolher, também, levar itens de contrabando, que têm um valor altíssimo dentro da cidade – o dono da hospedagem sempre adora comprar arcos contrabandeados, e os padres amam tomar hidromel de vez em quando…e pagam um bom dinheiro por isso!
Há duas pilhas de cartas no jogo: uma de cartas novas, viradas de cabeça para baixo, e outro de descarte, à mostra. O comerciante pode pegar cartas de ambas – mas, é claro, caso pegue da pilha de descarte, o Xerife saberá o que irá dentro de sua bolsa. Essa pode ser uma maneira de parecer honesto aos olhos da Lei…ou de tentar enganar o moço!
“Já está bem óbvio que eu amo esse jogo mas…por quê? Bem, o que mais adoro no jogo é o simples ato de olhar alguém nos olhos e tentar descobrir se ele está me dizendo a verdade ou não. E o que descobri em cada partida que eu joguei é que as pessoas passam a representar papéis de verdade. Você vai ver gente suplicando por seus filhos, depois dizendo “Oh, eu sou o novo xerife no pedaço”, e o teatro toma conta do jogo!” – Tom Vasel – The Dice Tower
Depois de rechear sua sacolinha com cartas à sua escolha, você a lacra e declara ao Xerife o que está ali dentro. Se vai dizer a verdade ou mentir, daí é com você!
O Xerife, por sua vez, pode vasculhar qualquer uma das sacolas dos comerciantes em jogo (ou não olhar nenhuma delas!) e aplicar multas ou confiscos nos itens ilegais. Ele pode, também, é claro, receber aquela moedinha “por fora” para deixar passar alguma “besteirinha” que por acaso veio cair dentro da sacola de um amigo… E eis, aqui, a pegadinha: se o Xerife vasculhar a sacola de um comerciante 100% honesto, que declarou de verdade o que estava levando, quem paga multa é o Xerife pelo atrevimento!
Ganha o jogo o comerciante que tiver mais pontos no final do jogo. Itens ilegais valem mais pontos, mas são mais perigosos de entrar. O grande lance do jogo é a fase da Inspeção, quando todos os participantes podem tentar negociar com o Xerife quem vai ser inspecionado ou não – em quem o Xerife vai acreditar?!
O Xerife está prestes a inspecionar a sacola do frade Tuck (um dos personagens). Tuck, então, diz: “Espere! Você não precisa olhar na minha sacola, não é mesmo? Que tal se eu te der cinco moedas de ouro e duas maçãs para compensar seu precioso tempo?”. O Xerife olha nos bons olhos do frade e responde…”Claro, mas façamos por oito moedas de ouro, que tal?”. O frade, agora, pode tentar renegociar o acordo, ou aceitar a proposta e entrar com sua sacola na cidade, com oito moedas de ouro e duas cartas de maçã a menos!
Se você é craque na arte de ludibriar os outros e adora um bom blefe, o jogo de tabuleiro Sheriff of Nottingham é uma excelente escolha de diversão! Venha com mais dois ou quatro amigos aqui para o Metropoly (o game pode ser jogado de 3 a cinco pessoas) e prepare-se para caprichar no papinho e lucrar o máximo possível com suas “iguarias”!
“A dinâmica de grupo que surge em um jogo como esse torna cada partida diferente, então é muito divertido jogar várias vezes. Um grupo realmente traz sua própria personalidade ao jogo, e é isso que o torna tão interessante e divertido para mim” – Joanna – Starlit Citadel Reviews
CAIXINHA COMPLETA
A caixa do jogo Sheriff of Nottingham vem recheada de itens divertidos para sua noite de games com seus amigos! Veja só:
- 216 Cartas de mercadorias
- 110 moedas
- Personagem do Xerife
- 5 “barracas” dos comerciantes
- 5 sacolas de pano para os comerciantes
- Manual lindão e todo customizado em estilo medieval! (mas nossos Monitores aqui do Metropoly ensinam as regras para você ainda melhor!)