Jogos de tabuleiro vivem um boom de produção e novidades – uma alternativa analógica de passatempo para um mundo em que a tecnologia reina
Matéria publicada em ‘VIP’
Já vimos o revival de antigas câmeras fotográficas baratas e LPs de vinil. Agora são os jogos de tabuleiro que deixam de ser anacrônicos e tornam-se cult para um público adulto, numa alternativa ao domínio dos games eletrônicos.
O boom dos tabuleiros não depende de reedições de Banco Imobiliário ou War. Há uma produção grande de novos jogos físicos, que até abrem mão dos dados e da mecânica do “complete o objetivo”. A nova geração preza a experiência do usuário, desde a abertura da caixa até a imersão durante uma partida. Há preocupação com duração, balanceamento, número de jogadores, grau de complexidade e maior controle do elemento sorte – indo na contramão de jogos antigos, nos quais a sorte muitas vezes era fator determinante.
“Em 2016, tivemos 95 jogos de tabuleiro modernos lançados no Brasil – 21 deles são de designers nacionais. E esse número é somente de jogos-base, sem contar expansões que adicionam novos componentes e regras”, comenta Ricardo Gama, da Ludopédia, maior portal sobre o tema na América Latina.
O Ludopédia abriga uma grande comunidade de entusiastas dos tabuleiros com fóruns de discussão. Essa troca de experiências é um dos grandes responsáveis pelo aumento desse mercado e dos ganhos dos principais fabricantes, como a Galápagos, que tem o licenciamento de alguns títulos modernos.
“A Galápagos triplicou seu faturamento nos últimos três anos. Havia demanda que não era atendida. Mas o crescimento deu-se, principalmente, devido à grande oferta de jogos diferentes e inovadores que trouxemos para o Brasil”, explica Yuri Fang, CEO da marca.
TRÊS JOGOS LEGAIS
A Guerra dos Tronos: Board Game
No jogo inspirado no seriado Game of Thrones, você pode assumir o controle de uma das grandes casas de Westeros em busca do domínio do trono de ferro. Nele, batalhas acontecem a todo momento e alianças podem ser feitas. Ter lábia é importante.
- Lembra: War.
- Por que é diferente: é muito mais complexo que o clássico War. Seus mecanismos dispensam dados e são baseados em uma série de variáveis. É preciso levar tudo isso em conta para vencer um duelo por territórios.
Puerto Rico
Os jogadores são proprietários de plantações em Porto Rico, nos tempos dos descobrimentos. Com até cinco diferentes tipos de culturas (milho, índigo, tabaco, açúcar e café), os jogadores tentam conduzir seus negócios de forma mais eficiente que seus concorrentes.
- Lembra: Banco Imobiliário.
- Por que é diferente: pelo sistema de classes – o jogador assume uma classe por rodada, cada uma com uma habilidade especial.
Cartas Contra a Humanidade
Tudo se baseia em cartas de perguntas e respostas. Cada jogador começa o jogo com dez cartas de respostas, e a cada início de rodada uma carta-pergunta vai à mesa. Quem escolher a melhor (e mais disparatada) resposta ganha a rodada e o ponto.
- Lembra: Poker Texano.
- Por que é diferente: o que define o vencedor é a melhor tirada. O jogo não está à venda no Brasil, mas uma dedicada comunidade criou uma versão em português das cartas para baixar na internet.
3 Comments
Antigamente pessoas pegavam tabuas e passa noites inteiras jogando as festas nas quais eles jogavam eram chamadas tabuletas. E os seres humanos foram aperfeiçoando os jogos até chegar onde estamos hj.
Ex.: Melhor resposta: cara nos temos war, damas, xadrez, banco imobiliário, jogo da vida, detetive, perfil, batalha naval.
Quem Gosta muito de jogar, todo o tipo de jogo….de jogos online à xadrez, passando é claro por baralho, etc.
Se você deseja jogar por diversão, por esporte e também por DINHEIRO, sugiro que jogue Xadrez, pois poderá jogar online, “ao vivo” e em campeonatos! Disputando troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. E o Xadrez também ajuda no desenvolvimento da memória e no raciocínio.
Se você deseja apenas se divertir, sugiro:
Banco Imobiliário (e variações): Jogo altamente divertido (principalmente quando você está ganhando) só apresenta um contra….o jogo pode demorar muito para acabar uma partida deixando de lado quem já foi eliminado.
War: Recomendo apenas sua versão mais comum, pois nas outra inventaram demais(na minha opinião), o jogo é bom, necessita de MUITA sorte e um pouco de estratégia. Também demora um pouco ( só que bem menos que o Banco Imobiliário).
Master: Excelente jogo de Perguntas/Respostas, a Terceira Versão te permite jogar de 5 formas diferentes e possui mais de 5.400 Perguntas.
Estes são os jogos que mais gosto e recomendo de forma geral entendo que todos os jogos da Grow são bons.
Olha, comprar esses jogos pode ser difícil, mas são os melhores de todo o mundo! São os jogos de estratégia mais legais de tabuleiro:
_Abalone game
_Octógono fantástico
_Quoridor
_Damas ( não é um jogo difícil de achar mas também não é tão legal, mas é legal)
_Lig-4
E tem que não é difícil de achar, mas também não é lá grandes coisas:
_Uno
Esses jogos de tabuleiro que citei, estão nas olimpíadas mind lab, são ótimos jogos de estratégia!
O melhor é o xadrez! Parece chato e extremamente difícil para quem não sabe jogar.
Espero ter ajudado! Boa diversão!
Olá, sobre as cartas de desconto, tenho uma dúvida, posso usar o desconto para mais de um item na mesma carta na mesma rodada? Exemplo, preciso de madeira e pedra e tenho uma carta de desconto para matéria prima, posso comprar do meu vizinho (caso ele tenha os itens) com desconto nos dois itens?
Tenho uma sugestão de jogo que não tem no catálogo de vocês. Chama-se Kapital: quem ganhará a luta de classes? e eu e meus amigos adoraríamos jogar aí no Metropoly.