Considerado o melhor jogo de tabuleiro de 2015, Colt Express chega trazendo tiroteios, planos mirabolantes e muita diversão aqui no Metropoly!
Em 11 de julho de 1899, às 10h da manhã, o Expresso Union Pacific partiu de Folsom, estado norte-americano do Novo México, com 47 passageiros a bordo. Após poucos minutos, tiroteios e passos apressados no teto dos vagões podem ser ouvidos. Bandidos fortemente armados chegaram para roubar as carteiras e joias de cidadãos honestos! Será que eles conseguirão passar a mão na mala contendo os pagamentos semanais da Companhia de Carvão Nice Valley, mesmo ela estando sob a guarda férrea do Xerife Samuel Ford? Quem será que colocará freio nos bandidos – o Xerife ou os próprios meliantes? Afinal, apenas um deles poderá se tornar o vilão mais rico do Velho Oeste…
Deve dar uma trabalheira e uma canseira danadas, mas que deve ser uma delícia saltar do cavalo em um trem em movimento, cruzando o deserto a alta velocidade, e executar um incrível roubo, ah, isso deve…!
Há um certo ar heroico em pular do seu cavalo para o primeiro vagão, lutar contra xerifes, desviar das balas de pistola de seus adversários, roubar itens preciosos, trocar socos no teto dos carros…
E você nem precisa participar de um filme de ação para ter estas experiências! Vamos conhecer hoje o game Colt Express, uma novidade no Metropoly ideal para fãs de faroeste, de jogos cheios de estratégia e de reviravoltas a cada rodada!
O MELHOR JOGO DE 2015
A temática de faroeste é uma das mais reverenciadas na cultura pop. De filmes a videogames a programas de TV, inúmeras adaptações dos bangue-bangues no deserto já foram produzidas. Mas talvez estivesse faltando um jogo de tabuleiro que fizesse jus à fama do Velho Oeste…
O jogo Colt Express já chega aqui no Metropoly impondo respeito! Afinal, o game foi o vencedor do cobiçadíssimo Spiel des Jahres (“Jogo do Ano“, em alemão) de 2015, a premiação mais importante no mundo dos jogos de tabuleiro.
Quando você começa a jogar o Colt, logo percebe os diferenciais que fizeram a cabeça de milhares de jogadores em todo o mundo. Das pecinhas que representam os bandidos ao trem montável em 3D, da locomotiva aos vagões, dos detalhes do cenário às cartas ricamente ilustradas, ao jogar o Colt Express parece que estamos em um desenho animado repleto de ação, reviravoltas e fortes emoções!
E tudo isso enquanto tentamos passar a perna nos outros bandidos…afinal, o objetivo é fechar a rodada com o título de ladrão de trens mais rico do Velho Oeste. Apenas um bandido pode galgar a essa ‘honraria’.
FICHA DO JOGO
COLT EXPRESS
Ano de lançamento: 2014
Número de jogadores: de 2 a 6
Dificuldade das regras (de 1 a 6, sendo 6 o mais difícil): 2
Tempo de partida: 40 minutos
Criador: Christophe Raimbault
Vencedor de prêmios internacionais? Sim, 7 no total
PLANEJAMENTO E AÇÃO!
UM JEITO DIFERENTE DE JOGAR
Em Colt Express, os jogadores assumem o papel de ladrões de trens no Velho Oeste. Mas essa trupe de meliantes não trabalha junta: cada um dos ladrões pensa apenas no próprio bolso, e tenta passar a perna na concorrência a cada rodada.
O jogo se desenvolve em cinco rodadas no total. Elas são divididas em duas fases: uma de planejamento e outra de execução de ações. Trata-se de uma mecânica bem interessante e diferente, pois cada jogador, primeiramente, monta um plano elaborado de “ataque” ao trem e, na fase de ação, acompanha suas ideias dando certo ou indo buraco abaixo…
AQUI O TREM É DE VERDADE!
Um trem bonitão, em 3D, montado em papel cartão de alta qualidade, será o cenário para as estripulias da trupe de bandidos. No fundo, podemos considerar o trem como o “tabuleiro” do jogo, o local onde toda a ação irá acontecer.
Todos os jogadores iniciam a partida no último vagão, como se tivessem acabado de subir no trem. Daí para a frente, precisam atravessar os vagões restantes – seja por dentro, seja pelo teto! – até chegar na locomotiva, que possui o maior butim (mas é guardada pelo xerife, então todo cuidado é pouco!).
COMO FUNCIONA O JOGO?
Cada jogador começa escolhendo um dos seis bandidos, cada um com cor e habilidades diferentes dos demais. Os jogadores recebem Cartas de Ação e seis Cartas de Tiro. Além dessas cartas, existem cartas redondas que determinarão o que pode acontecer durante a rodada –por exemplo, elas podem determinar que o trem está passando por um túnel, e portanto ninguém poderá ficar no teto dos vagões! Além disso, como o túnel é escuro, as Cartas de Ação dos jogadores são usadas “viradas para baixo” (ou seja, ninguém fica sabendo o que o outro está fazendo!). Este é apenas um dos exemplos de modificações no cenário de jogo que as cartas redondas podem trazer.
As Cartas de Ação, por sua vez, permitem realizar diversas estratégias ao longo das rodadas:
- Mover: leva seu personagem para um vagão adjacente do trem.
- Mudar de lugar: leva seu personagem para o teto ou para dentro do vagão.
- Xerife: move o xerife para um vagão adjacente. Se tiver bandido lá dentro, ele levará um tiro e fugirá para o teto do vagão!
- Atirar: manda bala em um bandido que estiver em um vagão adjacente.
- Socar: troca porrada com um bandido que está no mesmo vagão que você. Ao levar o soco, o adversário deixa cair parte das joias que estiver carregando.
- Roubar: rouba algum item do vagão.
Os jogadores planejam com antecedência quais cartas pretendem utilizar, de acordo com a movimentação dos oponentes, o desenho dos vagões adjacentes, as características da rodada que as cartas redondas determinam e suas habilidades especiais.
No total, em cada rodada, pega-se uma mão de 06 Cartas de Ação dentro de um total de 10 Cartas embaralhadas. A fase de ação do jogo acontece com cada Carta de Ação dos jogadores sendo revelada e jogada em sequência – como se fosse um cena de cinema mesmo!, repleta de surpresas e reviravoltas.
Os jogadores podem desenhar, na cabeça, as maiores tramoias e estratégias a fim de roubar o máximo de dinheiro…mas será que as ações dos seus adversários ajudarão ou atrapalharão esses planos?!
APP PARA OS MOMENTOS SOLITÁRIOS
Como todo bom jogo de tabuleiro de hoje em dia, o Colt Express também foi transposto para a telinha dos smartphones.
Há um aplicativo oficial, pago, desenvolvido pela Asmodee Digital, disponível para iOS. Apesar de não ser tão divertido quanto jogar pessoalmente com seus amigos, o app pelo menos compartilha o estilo visual único e lindo do game de tabuleiro, sendo uma representação fiel da estética e das regras do jogo.
Para aqueles momentos de jogatina solitária, é uma opção interessante!
Por que tanta gente ama o Colt Express? Bem…
- Ele é bonito – a arte do game é fantástica, e poder jogar com as pecinhas, o cenário e o trem em 3D traz um toque especial
- Possui regras simples de entender – mas que permitem uma grande variedade de cenários e resoluções
- Pode ser jogado em dupla ou em grupo – idealmente, com 5 pessoas!
- É surpreendente – é uma delícia acompanhar seu plano genial indo água abaixo quando seu adversário resolve atirar ao invés de fugir, quando seu amiguinho tenta dar um soco em você mas acerta outro jogador, ou então quando o xerifão dá as caras de surpresa e acaba com a festa de todo mundo!
Experimente você também essa experiência animada pelo Velho Oeste aqui no Metropoly Bar!