Confira regras e curiosidades sobre O Pequeno Príncipe: Faça um Planeta, baseado no clássico de Saint-Exupéry.
O livro “O Pequeno Príncipe“, do aviador, ilustrador e escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, é um daqueles raros clássicos amados por milhões de pessoas em todo o mundo. Sucesso de público desde seu lançamento, em 1943, o princepezinho já viu suas desventuras contadas em mais de 220 idiomas e dialetos. Algumas frases da obra se tornaram tão icônicas que mesmo aqueles que ainda não leram o livro já as escutaram pelo menos uma vez – a indecifrável “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” talvez seja a mais famosa.
Aqui no Metropoly, cativamos ainda mais a obra com a chegada do jogo de tabuleiro “O Pequeno Príncipe: Faça um Planeta”, licenciado e traduzido para o português pela Meeple BR Jogos! Em 2014, o jogo venceu o prêmio “Gioco dell’Anno” e o “Hungarian Board Game Award“.
A versão em português é adaptada do original “Le Petit Prince: Fabrique-moi une planète” (algo como “O Pequeno Príncipe: faça para mim um planeta”), lançada na França em 2013.
O jogo do Pequeno Príncipe é uma aventura charmosa e simples de jogar. Charmosa porque traz os desenhos originais de Saint-Exupéry, assim como os personagens e suas idiossincrasias, evocando toda a magia e os mistérios do livro. E a jogabilidade permite partidas curtinhas, de aproximadamente 25 minutos, para grupos de 2 a 5 pessoas (idealmente 4). As regras são simples, mas nem por isso o jogo deixa de ser desafiador.
COMO JOGAR O PEQUENO PRÍNCIPE?
Em “O Pequeno Príncipe: Faça um Planeta”, cada jogador deve construir – não surpreendentemente! – um planeta, criando um lar maravilhoso para seus amigos animais: a raposa, as ovelhas, o elefante e a cobra…mas cuidado para não ter vulcões ou baobás demais! Ao final do jogo, todos os participantes terão construído um planeta redondo, a partir de 16 peças.
Existem 04 tipos diferentes de peças:
- as que formam o centro dos planetas, contendo diferentes elementos (como animais, vulcões e postes),
- dois tipos diferentes de bordas (para formar os limites dos círculos),
- peças com personagens, que ficam nos cantos dos planetas.
A cada rodada, um jogador escolhe um dos tipos de peça e vira as cartas (que estão de cabeça para baixo). Se 04 pessoas estiverem jogando, 04 cartas serão viradas – sempre em número igual. Então, o jogador precisa decidir qual carta daquele tipo pegar para si e quais “deixar” para os próximos jogadores, que pegam as cartas restantes.
Assim, sucessivamente, os jogadores vão formando seu próprio planeta, escolhendo cartas que contêm animais, baobás e outras lembranças tiradas diretamente do clássico livro.
O PEQUENO PRÍNCIPE NO BRASIL
Você sabia que existe uma avenida em Florianópolis, SC, que se chama “Pequeno Príncipe”?
A avenida é em homenagem à Saint-Exupéry, que aterrissou em solo brasileiro pelo menos 03 vezes durante sua carreira de aviador, tornando-se lendário na cidade. Na região da atual avenida havia um antigo aeroporto, que serviu, durante a primeira metade do século XX, como escala para aviadores que faziam a rota Paris-Buenos Aires – dentre eles, o autor do Pequeno Príncipe!
Lembra que mencionamos as peças contendo personagens? Eles são a chave do jogo! Cada personagem do jogo dá pontuações diferentes de acordo com a “constituição” do planeta em que estão. Por exemplo, se você tiver a carta do Pequeno Príncipe formando seu planeta, ela dará 03 pontos para cada cor diferente de ovelha que habitar seu lar. O Geógrafo dá 01 ponto por peças sem vulcões, o Astrônomo dá 02 pontos por peças com pôr-do-sol, e assim por diante. Planetas com baobás ou vulcões em excesso perdem pontos (assim como é mencionado no livro!). Dessa forma, ao final da partida, contam-se os pontos de cada jogador e o vencedor é quem conseguiu criar o planeta mais equilibrado, de acordo com as regras de seu personagem.
Se quiser jogar com crianças, elas são bem vindas também: a faixa etária é a partir de 08 anos!
Misturando as características dos personagens e das situações do clássico da literatura mundial, “O Pequeno Príncipe: Faça um Planeta” é um jogo de tabuleiro fantástico, evocativo e ótimo para partidas rápidas e tranquilas com seus amigos!
Ficou curioso com “O Pequeno Príncipe”? Venha já para o Metropoly experimentar! Faça suas reservas aqui para garantir mesas para grupos grandes de amigos 🙂