Conheça três títulos que revolucionaram o mundo dos jogos de tabuleiro entre 2010 e 2019.
Quem imaginaria dizer que os anos 2000 seriam os anos de maior sucesso dos jogos de tabuleiro de todos os tempos?
(e, aliás, quanto mais o tempo passa, mais jogos são lançados, mais gente joga e os games ficam cada vez melhores!)
Costumamos pensar o nosso tempo como sendo super tecnológico, sempre conectado à internet. Desde que essa revolução digital ganhou popularidade, no final dos anos 1990, havia muitos entusiastas dos jogos de tabuleiro que viam um futuro sombrio. Afinal, perante os games digitais, que chance teriam as cartas, os peões e os dados?
A grande reviravolta é que os jogos de tabuleiro têm ressurgido com força total nos últimos anos – e o motivo é justamente esse mundo “digital” e “virtual”. Ninguém aguenta mais passar tanto tempo em frente às telinhas! Na hora de socializar com os amigos, é muito mais gostoso sentar todos juntos e curtir um jogo “real”, face a face. E os jogos de tabuleiro têm se desenvolvido de acordo, trazendo entretenimento de qualidade a gerações exigentes, já acostumadas a uma grande variedade de opções de games.
Para celebrar uma década mágica para os jogos de tabuleiro, o website Polygon perguntou a alguns dos maiores desenvolvedores de jogos quais foram os título mais representativos e impactantes da última década. Afinal, quais foram os jogos de tabuleiro que realmente definiram a década de 2010? E por quais motivos? Confira a seguir algumas das principais respostas!
JOGOS DE TABULEIRO QUE DEFINIRAM A DÉCADA
ZOMBICIDE (2012)
Um jogo que iniciou uma revolução
Zombicide pode ser considerado o jogo de tabuleiro que popularizou as campanhas de crowdfunding (financiamento coletivo) na última década, criando um filão de negócios que já gerou centenas de novos jogos e franquias em todo o mundo.
Se houve um fenômeno que realmente definiu a década de 2010 foi a popularização das campanhas de financiamento coletivo para jogos de tabuleiro. Com elas, fãs de games não precisavam mais esperar que grandes empresas desenvolvessem novos jogos; bastava acessar um site como o Kickstarter, escolher algum produtor independente com uma excelente ideia na cabeça e financiar a criação de um novo jogo de tabuleiro, criado do jeitinho que os aficionados sempre sonharam.
“As campanhas de financiamento coletivo foram algumas das melhores notícias da última década para os jogos de tabuleiro. Grandes jogos já foram lançados por meio delas – games como o Cards Against Humanity, Scythe e Rising Sun, que já ganharam status de clássicos modernos – e muitos outros estão a caminho! Acredito que esta é uma tendência que deve se manter na década de 2020” – Hugo Barbuto, Gerente de jogos do Metropoly Bar.
Zombicide, por meio de uma campanha de arrecadação feita com esmero, se tornou um dos primeiros jogos a realmente dominar o jeito de se fazer crowdfunding. Usando estratégias como oferecer “stretch goals” (isto é, incluir mais conteúdo ao jogo caso o financiamento superasse as expectativas) e diversos pacotes de expansão, Zombicide se tornou um sucesso de público e crítica, arrecadando mais de 780 mil dólares em uma campanha que, inicialmente, pedia apenas 20 mil dólares para viabilizar o lançamento!
Com um faturamento quase 40x maior que o esperado, não é à toa que inúmeras novas campanhas de financiamento coletivo surgiram nos últimos anos, influenciadas pelo sucesso estrondoso do Zombicide. Com suas hordas infinitas de zumbis, personagens já icônicos e pacotes de expansão que não tem fim (já são mais de 200, considerando todas as edições do jogo!), Zombicide certamente impulsionou diversas novas empresas a tentar a sorte no mundo dos jogos de tabuleiro, oferecendo aos fãs uma variedade nunca antes vista de conteúdo para as noites de jogos.
“Zombicide realmente foi um marco, tanto para os jogos de tabuleiro quanto para as campanhas virtuais de financiamento coletivo. Uma das versões mais recentes do jogo – a “Green Horde”, por exemplo, é uma recordista de financiamento, recebendo mais de 5 milhões de dólares dos fãs, ávidos por mais aventuras de seus heróis favoritos contra as hordas sem fim de zumbis!”, Alex Matioli, Gerente de Experiência do cliente do Metropoly Bar.
PARA JOGAR AQUI NO METROPOLY!
Clique nos nomes dos jogos abaixo para saber mais!
7 WONDERS (2010)
Iniciando a década com agilidade total
As sete maravilhas do mundo antigo são o pano de fundo para um jogo que revolucionou a maneira de se divertir em grupo, e que iniciou uma nova era de jogabilidade para os games de tabuleiro.
7 Wonders é bom – é muito bom, como garantem os inúmeros prêmios que recebeu internacionalmente desde o seu lançamento, como o Swiss Gamer Award, o Tric Trac d´Or, o prêmio do juri do As d´Or – Jeu de l´Anné, o Deutscher Spiele Preis, o Golden Geek Best Card Game, o Gouden Ludo, o Guldbrikken Best Adult Game, o Hra rokum, o Japan Boardgame Prize Voter´s Selection, o International Gamers Award – General Strategy e por aí vai…
E o que torna 7 Wonders tão impactante e divertido? No fundo, talvez possamos dizer que o jogo não inventou nada de muito novo – porém, incorporou, pela primeira vez, tantos elementos diferentes de jogabilidade que tornou as partidas momentos únicos e empolgantes, nos quais o dinamismo é regra. Todo mundo está fazendo alguma coisa o tempo inteiro, mesmo que você esteja jogando com mais quatro ou cinco pessoas. E isso é incrível para jogos de cartas, nos quais geralmente precisamos esperar os turnos dos colegas antes que possamos jogar novamente.
Seu objetivo em 7 Wonders é desenvolver uma das cidades que contêm uma das sete maravilhas do mundo antigo (para quem ficou curioso sobre quais seriam elas, confira esta lista aqui). Para tanto, precisa construir “mãos” de cartas que o ajudem a atingir seu objetivo, ao mesmo tempo em que dificulta a construção de monumentos por seus rivais. Vocês estarão o tempo inteiro fazendo trocas de recursos, conhecimentos, tecnologias, materiais de construção…e ofensas! A inovação se dá pelo dinamismo: ao invés de pegar cartas de um monte virado de cabeça para baixo, existe uma troca ativas de cartas que acontece ao longo de todo o jogo. Além disso, a jogabilidade é mais “aberta” (o jogador tem maior conhecimento sobre as cartas dos adversários) e as cartas podem ser usadas imediatamente ou ter efeito a longo prazo, o que aumenta o poder estratégico de cada uma de suas decisões. Por ter uma troca constante e simultânea de cartas entre os jogadores, 7 Wonders também é famoso por permitir que até mesmo jogos com 7 pessoas dure mais ou menos o mesmo tempo que um jogo entre três ou quatro participantes.
“E, para quem quer ainda mais dinamismo, recomendamos o 7 Wonders Duel, uma versão criada especialmente para 2 jogadores e que é uma das mais bem avaliadas pelos fãs! Aqui no Metropoly você pode jogar, é claro, as duas!” , Hugo Barbuto.
PARA JOGAR AQUI NO METROPOLY!
Clique nos nomes dos jogos abaixo para saber mais!
T.I.M.E Stories (2015)
Aproveite sua noite de jogos. Porque ela não vai se repetir!
Antes dos jogos de tabuleiro ficarem, novamente!, pop, os videogames eram as meninas dos olhos de quem queria se divertir. Na época, esses eram dois mundos separados: um deles, analógico, com presença física de jogadores, com discussões sobre as regras, com horário certo para começar e terminar. O outro, digital, solitário, com regras fixas e podendo ser pausado a qualquer momento.
Mas havia motivo para esta divisão existir?
Os criados do T.I.M.E Stories apostaram que poderiam unir os pontos positivos dos jogos eletrônicos em uma estrutura de jogo de tabuleiro – e a ideia deu tão certo que o jogo se tornou um clássico moderno, “pai” de inúmeras variantes e criando uma modalidade nova de games.
O legal de T.I.M.E Stories é que cada jogo é único – e só acontece uma vez! Não tem repeteco aqui: cada partida é feita para ser jogada uma vez apenas. Mais ou menos como se fosse uma fase de um jogo de videogame (você inclusive pode “salvar” o jogo no meio da partida, para continuar em um outro dia!). Descobertos os segredos da fase e a maneira de vencê-la, você já viu tudo o que tinha para ver. Se quiser novidades, terá que adquirir um novo pacote de expansão, que traz novas fases, novos enigmas e novos desafios.
A ideia era arriscada, mas a execução foi tão bem feita que o jogo foi um sucesso estrondoso, recebendo inúmeros prêmios em todo o mundo. Com regras básicas simples e que permitem profunda customização dos personagens e do modo de jogar, T.I.M.E Stories inovou ao trazer a emoção de “partidas únicas” para o mundo dos jogos de tabuleiro, tradicionalmente feitos para serem jogados repetidas vezes.
Nesse game, você joga como agentes especiais capazes de viajar no tempo e que devem resolver missões. Essas missões são complexas, repletas de desafios e de enigmas, e são cheias batalhas que podem matar seus personagens. Além disso, vocês terão que jogar usando uma quantidade fixada de Unidades de Tempo – quando estas terminam, a missão precisa ser “resetada”. Você e seus amigos poderão voltar no tempo quantas vezes quiserem a fim de tentar novamente resolver os enigmas, encontrar o caminho ideal até a resolução e finalmente ter sucesso na missão!
O interessante do jogo é descobrir o caminho, não chegar à conclusão. Quando vocês descobrem o que precisa ser feito para vencer a missão, não há motivos para repeti-la, pois os segredos já foram revelados. Nessas horas, vale a pena jogar algumas das 06 expansões já lançadas, que usam as mesmas regras básicas do jogo original, porém colocam os personagens em novos períodos históricos, como o Egito antigo e os anos 1990!
Para um estilo de jogo completamente diferente – e que acabou se tornando a cara dos anos 2010 -, vem para o Metropolyexperimentar o T.I.M.E Stories!
Seja para construir um dos monumentos mais incríveis de todos os tempos, seja para eliminar uma legião de zumbis esfomeados ou para viajar no tempo, a década de 2010 trouxe novas e excitantes possibilidades para os novos e velhos fãs dos jogos de tabuleiro. E você, o que espera desse nova década que se inicia em 2020? Seja qual for o seu estilo de jogo preferido, o melhor lugar para se divertir é aqui no Metropoly!
You might also like
- Tokaido: uma viagem inesquecível pelo Japão feudal
- Mochila “Ultimate” para transportar jogos de tabuleiro é sonho de consumo para os gamers
- 7 Wonders: um dos jogos mais empolgantes dos últimos tempos!
- Jogos de Tabuleiro: sucessos dos últimos 20 anos que você encontra no Metropoly!
3 Comments
Antigamente pessoas pegavam tabuas e passa noites inteiras jogando as festas nas quais eles jogavam eram chamadas tabuletas. E os seres humanos foram aperfeiçoando os jogos até chegar onde estamos hj.
Ex.: Melhor resposta: cara nos temos war, damas, xadrez, banco imobiliário, jogo da vida, detetive, perfil, batalha naval.
Quem Gosta muito de jogar, todo o tipo de jogo….de jogos online à xadrez, passando é claro por baralho, etc.
Se você deseja jogar por diversão, por esporte e também por DINHEIRO, sugiro que jogue Xadrez, pois poderá jogar online, “ao vivo” e em campeonatos! Disputando troféus, medalhas e prêmios em dinheiro. E o Xadrez também ajuda no desenvolvimento da memória e no raciocínio.
Se você deseja apenas se divertir, sugiro:
Banco Imobiliário (e variações): Jogo altamente divertido (principalmente quando você está ganhando) só apresenta um contra….o jogo pode demorar muito para acabar uma partida deixando de lado quem já foi eliminado.
War: Recomendo apenas sua versão mais comum, pois nas outra inventaram demais(na minha opinião), o jogo é bom, necessita de MUITA sorte e um pouco de estratégia. Também demora um pouco ( só que bem menos que o Banco Imobiliário).
Master: Excelente jogo de Perguntas/Respostas, a Terceira Versão te permite jogar de 5 formas diferentes e possui mais de 5.400 Perguntas.
Estes são os jogos que mais gosto e recomendo de forma geral entendo que todos os jogos da Grow são bons.
Olha, comprar esses jogos pode ser difícil, mas são os melhores de todo o mundo! São os jogos de estratégia mais legais de tabuleiro:
_Abalone game
_Octógono fantástico
_Quoridor
_Damas ( não é um jogo difícil de achar mas também não é tão legal, mas é legal)
_Lig-4
E tem que não é difícil de achar, mas também não é lá grandes coisas:
_Uno
Esses jogos de tabuleiro que citei, estão nas olimpíadas mind lab, são ótimos jogos de estratégia!
O melhor é o xadrez! Parece chato e extremamente difícil para quem não sabe jogar.
Espero ter ajudado! Boa diversão!
Olá, sobre as cartas de desconto, tenho uma dúvida, posso usar o desconto para mais de um item na mesma carta na mesma rodada? Exemplo, preciso de madeira e pedra e tenho uma carta de desconto para matéria prima, posso comprar do meu vizinho (caso ele tenha os itens) com desconto nos dois itens?
Tenho uma sugestão de jogo que não tem no catálogo de vocês. Chama-se Kapital: quem ganhará a luta de classes? e eu e meus amigos adoraríamos jogar aí no Metropoly.