Jogos secretos criados pela CIA para treinar espiões caem em domínio público – e já tem gente transformando-os em boardgames.
Quase ninguém conhecia um dos segredos mais bem guardados do governo norte-americano: a CIA utiliza jogos de tabuleiro e de cartas para treinar espiões! Aparentemente a prática vem de longa data e continua até os dias de hoje. Os jogos são criados para familiarizar os recrutas da Agência de Inteligência dos Estados Unidos com problemas geopolíticos globais e quais opções eles têm em mãos para tentar resolvê-los. Aprimorar habilidades em obtenção de dados e em atividades clandestinas são os objetivos dos games.
Como em um bom thriller de ação, a estratégia de treinamento dos espiões via jogos “vazou” e caiu em domínio público no último mês – e rapidamente as regras e os exemplos já foram utilizados para a criação de versões não-oficiais dos games para comercialização!
As imagens, cartas, regras e orientações dos jogos de tabuleiro da CIA vieram à tona devido a uma série de requisições feitas com base no Freedom of Information Act (FOIA), um dispositivo legal dos Estados Unidos que obriga órgãos públicos a revelar informações antes secretas. Os jogos da CIA, até então, eram classificados como “TOP SECRET” pela Agência, mas agora estão em domínio público. Como foram produzidos por um departamento federal, não existe qualquer copyright ou direito autoral aplicável aos games, portanto qualquer pessoa pode utilizar as regras e informações vazadas para criar seu próprio jogo baseado nos planos originais (veja logo abaixo documentos originais da CIA sobre os jogos!).
KICKSTARTER BATE META EM 48H
Quem saiu na dianteira foi Mike Masnick, fundador do site TechDirt, que anunciou um boardgame baseado nas regras criadas pela CIA – mas com inclusões interessantes, como cartas adicionais, elementos de narrativa ao jogo e explicações dos termos de inteligência utilizados no material original.
“Quando recebemos a notícia [de que os jogos haviam sido desclassificados pela CIA], ficamos fascinados – a CIA fazendo jogos de tabuleiro? Agora que temos os arquivos dos jogos, estamos empolgadíssimos em finalmente poder jogá-los. Achamos que existe muito mais gente por aí com a mesma vontade, então demos início a este Kickstart”.
De fato, há “bastante gente” querendo se divertir e se informar com o jogo da CIA – a campanha de Kickstart (website de financiamento coletivo), em menos de 48 horas, superou o pedido inicial de 30 mil dólares de arrecadação. Em cerca de cinco dias, mais de mil e quatrocentas pessoas doaram o total de 42 mil dólares ao projeto (e este número cresce a cada hora).
Quem investir 10 dólares terá direito a baixar e imprimir a versão em PDF do jogo, que deve ser lançado em novembro deste ano. Por 19 dólares a mais, recebe em casa a versão física, com mais de 150 cartas impressas em alta qualidade. No momento, o jogo físico será enviado apenas a endereços nos Estados Unidos, mas a equipe estuda a opção de incluir, também, envio internacional.
TREINANDO (E DIVERTINDO!) ESPIÕES
Os jogos de treinamento de espiões da CIA – coletivamente chamados de “Collection Deck” nos memorandos oficiais – foram criados pelo analista David Clopper para treinamento interno. David tem recebido aclamações de aficionados por jogos de tabuleiro de todo o mundo, que aprovaram as regras criadas por ele e quão bem os jogos funcionam. “O cara da CIA que criou [o Collection Deck] é obviamente um fanático por jogos, dá para perceber isso. Ele claramente sabe o que estava fazendo”, afirmou Masnick, idealizador da campanha no Kickstarter.
Veja algumas imagens originais dos arquivos da CIA!
Imagens do grupo MuckRock, que requisitou o FOIA
Apesar do Freedom of Information Act, diversas informações presentes nas cartas dos games foram omitidas do público pelas famosas “faixas pretas”, que cobrem dados sensíveis em documentos secretos. Assim, os idealizadores dos novos jogos de tabuleiro terão de usar a imaginação para tentar descobrir quais dados a CIA utilizava na hora de treinar seus espiões e que não podem de jeito nenhum ser vistos pelo público.
Para quem já tem em mãos os planos secretos de jogos oficiais de uma das maiores agências de inteligência do mundo, trata-se de mais uma maneira de se divertir com os amigos!