Jogo de tabuleiro torna-se campeão de vendas. Secret Hitler coloca ‘liberais’ contra ‘fascistas’, em uma disputa para descobrir quem é o ‘traidor’.
Matéria publicada em ‘IDEIAFIXA’
Secret Hiter é um jogo de dedução social, assim como em outros jogos em que os participantes tentam identificar um traidor no meio deles. 5 a 10 jogadores são divididos em duas equipes desiguais: uma equipe maior de liberais e uma equipe menor de fascistas (não existem antifas!) Um jogador é escolhido como o Hitler secreto. Os fascistas, conscientes da identidade de seu líder, trabalham para levá-lo ao poder, enganando os liberais, que são não sabem quem é o traidor.
Os fabricantes do jogo arrecadaram cerca de US $ 1,5 milhão desde que o anunciaram no Kickstarter em novembro de 2015. Ele se tornou o item mais vendido na categoria de brinquedos e jogos na Amazon quando foi lançado e, recentemente, teve uma segunda edição, que já aparece esgotada no site oficial do jogo. Apesar da empresa não publicar os dados de vendas, o dinheiro arrecadado sugere que foram vendidas dezenas de milhares de cópias.
O jogo foi concebido no início de 2015 por Max Temkin, o mesmo criador do jogo Cards Against Humanity, que já está ficando popular por aqui no Brasil. Mas Secret Hitler se beneficiou de uma outra tendência: um aumento significativo no interesse pelo Fascismo, baseado na eleição americana que elegeu Trump em 2016 – e que também aumentou as vendas de clássicos literários distópicos e estimulou uma discussão rejuvenescida do movimento que levou líderes como Hitler e Mussolini ao poder.
Secret Hitler também chegou em meio ao renascimento dos jogos de tabuleiro. De acordo com Evelyn Rodríguez, pesquisadora de mercado da Euromonitor International, pessoas com mais de 18 anos jogaram mais jogos de tabuleiro nos últimos anos.
Os criadores do novo jogo criaram uma campanha do KickStarter em 23 de novembro de 2015, com o objetivo de arrecadar $ 54,450 para imprimir a primeira tiragem. O board game tem design assinado pelo excelente ilustrador Mackenzie Schubert. Em 24 horas, eles já haviam arrecadado duas vezes mais do que sua meta inicial.
“Eu os aconselhei a mudarem o nome do jogo”, disse Luke Crane, diretor da área de jogos do Kickstarter. Ele disse que mesmo o jogo sendo um sucesso, algumas pessoas jamais jogariam por conta do nome escolhido pelos seus criadores, que obviamente sempre estiveram cientes de que alguns consumidores não achariam a mínima graça em seu título. Sorte deles que tantos outros acham.