Viva as emoções das batalhas entre X-Wings e TIE-fighters e pilote as melhores naves da galáxia nesse incrível game da série Star Wars!
Existem algumas perguntinhas bem básicas para descobrir se você é fã de verdade de Star Wars, como por exemplo…
- “Qual o nome do material em que o Han Solo ficou ‘congelado’?”,
- “Qual o grau de parentesco entre Luke Skywalker e Leia?” (falamos que é um quiz bem básico, hem!) e …
- “Qual o nome do modelo da nave que Luke pilota ao destruir a Estrela da Morte?”
A resposta está na ponta da língua de milhões de fãs da série em todo o mundo: X-Wing! A clássica nave bélica da Aliança Rebelde já participou de pelo menos cinco filmes da franquia principal, já destruiu centenas de TIE-fighters (as estranhas e medonhas naves negras do Império) e é figura de destaque em algumas das cenas mais emocionantes e de tirar o fôlego de toda a série.
As batalhas espaciais entre X-wings e TIE-fighters se tornaram tão clássicas que pularam das telas do cinema para outras mídias. Dezenas de games já tentaram representar a emoção de pilotar estas incríveis máquinas – talvez a melhor representação seja no game Star Wars Battlefront (o primeiro!), na clássica missão de passar a corda em volta dos pés dos Walkers [vídeo a seguir] -; mas já existe um jeito ainda mais divertido de partir para a batalha na cockpit de um X-wing: nos jogos de tabuleiro!
O boardgame “X-Wing” – também conhecido pelo nome mais completão “X-Wing: Miniatures Game” – é um dos mais pop aqui no Metropoly Bar. E dá para entender tamanha popularidade. A começar pelo fato de que o X-Wing vem com miniaturas maravilhosas das naves espaciais, as quais participam ativamente das partidas, além de acessórios que tornam cada round divertidíssimo e repleto de emoção. Além disso, o jogo…
- É bem fácil de aprender a jogar: em média, quem conhece o jogo dá nota 2,5 de 5 para as regras (sendo 5 o grau mais difícil de aprender);
- É difícil de dominar: é possível criar estratégias das mais diferentes a partir de um conjunto básico de ações, tornando o resultado das partidas completamente imprevisível;
- Possui uma grande variedade de modificações e opções de customização, tanto das ações das naves quanto dos modelos em si;
- Pode ser jogado por dois jogadores apenas;
- As regras permitem partidas rápidas, ágeis, cheias de ação – como devem ser as batalhas espaciais de Star Wars!
- As partidas podem durar de rápidos 15 minutos até uma hora, mas costumam girar em torno de meia hora.
Vamos conhecer um pouquinho mais sobre este grande sucesso dos boardgames, como são postas em ação essas miniaturas tão incríveis das naves e como é que funcionam as emocionantes batalhas aéreas feitas em cima da mesa!
POR QUE O JOGO X-WING É TÃO LEGAL?
Por simular uma batalha espacial no estilo Star Wars, com velocidade alta, manobras arriscadas e habilidades incríveis sendo empregadas. É uma batalha tática e emocionante a cada partida!
Durante os rounds do game, os jogadores preparam os movimentos de suas naves sem que o oponente veja, tornando a resolução das jogadas ainda mais emocionante. E, quando finalmente as naves se movem, é tiro, porrada e bomba por todo lado enquanto o Império tenta destruir a Aliança Rebelde – e vice-versa!
Além dos modelos das naves serem uma maneira incrível de participar ‘de verdade’ de uma batalha espacial, a variedade de decisões que os jogadores devem tomar a fim de destruir as naves inimigas é tamanha que o resultado de cada jogo só é decidido nos minutos finais! Se você acha que Luke Skywalker, sozinho, pode dar conta de 02 TIE-Fighters numa boa, está na hora de rever seus conceitos…!
Apesar de super inovador e trazer ideias novas para o mundo dos jogos de tabuleiro, o X-Wing está longe de ser um jogo “inédito”. A mecânica de misturar cartas e miniaturas em batalhas aéreas já havia sido posta em prática antes. O”papai” espiritual do X-Wing pode ser considerado o game italiano Wings of War, lançado em 2004, e que simula batalhas aéreas entre aviões da Primeira e da Segunda Guerra Mundial!
COMO JOGAR STAR WARS: X-WING?
Como dissemos acima, as batalhas do jogo são super ‘táticas’ – ou seja, é preciso conhecer bem as regras e as variações possíveis. Por isso, a melhor maneira de aprender a jogar é perguntado aos nossos monitores do Metropoly, que adoram explicar como funciona cada minúcia do jogo e deixar que você se divirta com seus amigos mesmo sem ter conhecimentos prévios!
Em termos básicos, cada round do X-Wing é composto por 04 fases:
- Planejamento
- Ativação
- Combate
- Término
Na fase de Planejamento, cada jogador escolhe um movimento que será feito pela sua nave (sem que o oponente saiba). Tais movimentos são escolhidos em um seletor bem bonitinho que vem com o jogo – mais que bonito, ele é interessante, pois a gama de movimentos a serem escolhidos é limitada pelas capacidades físicas de cada nave. Assim, os TIE-fighters, naves extremamente ágeis, podem realizar curvas fechadas que os X-Wing nem em sonho conseguem fazer…
Na fase de Ativação, os movimentos são realizados ‘de verdade’, em cima da mesa, e são orientados por peças do jogo chamadas de ‘templates’. Se, por exemplo, o piloto do X-Wing escolheu manobrar para a direita com velocidade 02, deve pegar o template correspondente a este movimento, encaixá-lo na porção frontal da peça da sua nave e, depois, colocá-la na outra extremidade do template. Durante esta fase, ações especiais – como escapar de tiros do rival ou aumentar o “foco” do piloto – podem ser realizadas pelos jogadores.
Agora o bicho pega! Chegamos na fase de Combate do jogo. Nesta fase, cada nave pode realizar um ataque no rival, desde que ele esteja em seu arco de visão e de alcance. Os danos de cada ataque são calculados de acordo com a distância entre as naves e o resultados dos dados que são jogados nessa rodada. Jogam dados tanto quem ataca (estes são dados bastante diferentes; ao invés de mostrar números, eles indicam se houve um hit, um hit crítico, se o tiro deu errado ou se a habilidade de “foco” pode ser usada) quanto quem defende (outro conjunto de dados, com marcações diferentes, como “evasão”).
Na fase de Término, os jogadores somam as vitórias e derrotas, analisam se alguma das naves foi destruída e preparam o terreno para uma nova rodada de ação tática espacial!
A explicação acima foi facilitada, pois existem inúmeros elementos que tornam o jogo ainda mais desafiador e complexo – como as cartas especiais que garantem bônus de ataque ou de defesa às naves. Mas esses detalhes são mais legais de perguntar aos nossos monitores do que ler aqui nesta breve explicação… 😉
Quer saber tudinho sobre as regras? Leia o Manual oficial do jogo, em versão português e todo coloridão, diretamente do website da Galápagos Jogos!
O X-WINGS FAZ SUCESSO?
Sim, e muito. Além de ter sido o grande vencedor da categoria ‘Jogo do Ano’ na premiação ‘As d´Or‘ – a mais famosa dos boardgames – em 2013, o X-Wings coleciona uma série de méritos internacionais. Ele é presença constante em torneios e competições de grande porte, no qual enormes ‘arenas’ de batalha são montadas para que grandes esquadrões de naves se digladiem. Além disso, o mero número de expansões já lançadas do game (veja mais na seção abaixo) já prova a popularidade do X-Wings entre os amantes de uma boa guerra nas estrelas!
Filmes em que aparecem X-wings:
- Star Wars: Episode IV A New Hope
- Star Wars: Episode V The Empire Strikes Back
- Star Wars: Episode VI Return of the Jedi
- Rogue One: A Star Wars Story
- Star Wars Rebels
- Star Wars: Episode VII The Force Awakens
- Star Wars: Episode VIII The Last Jedi
EXPANSÕES, EXPANSÕES E EXPANSÕES
Assim como os filmes do Star Wars são claramente feitos para ter continuidade e gerar uma infinidade de spin-offs e sequências, o game X-Wing também foi pensado bem assim!
Em 2012, o jogo-base foi lançado nos Estados Unidos. De lá para cá, foram lançadas mais de 50 expansões (elas atuam como se fossem DLCs dos games eletrônicos), com novos personagens, naves, cartas e habilidades.
O mais legal das expansões é que elas vêm com modelos novos de naves espaciais do universo de Star Wars, bastante detalhadas e muito legais de usar durante as partidas. Cada uma delas possui manobras, capacidades e poderes especiais, tornando uma aventura divertida o ato de colecionar naves e montar seu próprio esquadrão personalizado.
TÁ FAMOSO! VEJA AS PREMIAÇÕES QUE O X-WINGS JÁ RECEBEU
- 2013 UK Games Expo Best Miniatures Range Winner
- 2013 Guldbrikken Best Adult Game Nominee
- 2013 Golden Geek Best Thematic Board Game Nominee
- 2013 Golden Geek Best Board Game Artwork/Presentation Nominee
- 2013 Golden Geek Best 2-Player Board Game Winner
- 2013 Golden Geek Best 2-Player Board Game Nominee
- 2013 As d’Or – Jeu de l’Année Prix du Jury Winner
- 2013 As d’Or – Jeu de l’Année Nominee
- 2012 Meeples’ Choice Nominee
- 2012 Charles S. Roberts Best Science-Fiction or Fantasy Board Wargame Winner
- 2012 Charles S. Roberts Best Science-Fiction or Fantasy Board Wargame Nominee
O Metropoly possui, além do X-Wing, outros jogos de tabuleiro do Star Wars! Confira:
- Jogo Star Wars, um clássico da Estrela
“Luke Skywalker e seus amigos enfrentam o sinistro Darth Vader e o poder do lado negro da Força!” - Star Wars – Império vs Rebelião
“Reúna seus amigos e preparem-se para aventuras na galáxia de Star Wars!! Este jogo de RPG é perfeito para jogadores de todos os níveis de habilidade. Dados customizados e um empolgante sistema de jogo narrativo fazem de cada rolagem uma história. Regras detalhadas proporcionam horas de entretenimento, conforme você cria suas próprias aventuras e conta suas próprias histórias”.
X-WING NO BRASIL
No nosso país, o X-Wing chegou em 2015, pela Galápagos Jogos, com o nome de ‘Star Wars: X-Wing Jogo de Miniaturas‘.
Saiba mais sobre o game no site oficial da Galápagos